REAÇÕES QUÍMICAS

OBJETIVOS

  • Identificar os diferentes tipos de reações químicas.
  • Classificar e equacionar reações químicas.

 INTRODUÇÃO

O processo pelo qual espécies químicas transformam-se em outras diferentes é que se chama de reação química. As espécies originais são chamadas reagentes e as que resultam após a reação são os produtos.

– Reação de síntese, partimos de mais de um reagente e obtemos um único produto.

– Reação de decomposição, obtemos mais de um produto a partir de um único reagente.

– Reações de simples troca ou deslocamento, uma substância simples reage com uma substância composta.

– Reações de dupla troca, dois reagentes permutam seus íons ou radicais entre si, dando origem a dois novos compostos.

– Reações de oxi-redução ocorrem à troca de elétrons entre as espécies reagentes. O agente que fornece os elétrons chama-se redutor e o agente que consome os elétrons chama-se oxidante.

Em muitas reações químicas há desprendimento de calor e são classificadas como reações exotérmicas. Quando o calor é absorvido, a reação é endotérmica.

MATERIAL E REAGENTES

MATERIAIS:

  • Estantes com tubos de ensaio
  • Pipetas de 1,0 mL, 5,0 mL e 10 mL
  • Pinça tesoura
  • Pinça madeira
  • Cápsula de porcelana
  • Espátula
  • Béquer de 100 mL
  • Provetas de 50 mL e 10 mL
  • Termômetro
  • Bastão de vidro

 REAGENTES:

  • Solução de cloreto de sódio 0,1 mol/L
  • Solução de iodeto de potássio a 0,1 mol/L
  • Solução de brometo de potássio 0,1 mol/L
  • Solução de cloreto de ferro III a 3%
  • Solução de hidróxido de sódio a 10%
  • Solução de hidróxido de sódio 1 mol/L
  • Solução de nitrato de prata a 5%
  • Solução de sulfato de cobre II 1 mol/L
  •  Solução de ácido clorídrico 1 mol/L
  •  Solução de ácido sulfúrico diluído
  • Solução de tiocianato de amônio a 5%
  • Solução de amido
  • Magnésio em fita
  • Fenolftaleína
  • Fio de cobre
  • Palha de aço (bombril)
  • Carbonato de cálcio
  • Água oxigenada
  • Hidróxido de sódio
  • Acetato de sódio

METODOLOGIA

1 – Em um tubo de ensaio, adicionar cerca de 5,0 mL de solução de cloreto de sódio a 5,0 mL de solução de Brometo de Potássio. Observar. Anotar.

2 – Colocar em um tubo de ensaio de 5,0 mL de solução de cloreto de ferro III a 3% e adicionar, a seguir, 1,0 mL de solução de hidróxido de sódio a 10%. Observar se houver formação de um precipitado, caso contrário, adicionar um pouco mais de base. Equacionar e classificar a reação. Indicar qual o composto insolúvel formado.

3 – Levar um pequeno fragmento de magnésio seguro por uma pinça-tesoura (não use pinça de madeira) à chama do bico de gás. (Muito cuidado ao observar, a luz emitida pode prejudicar a vista). Observar. Anotar. Recolher o produto em uma cápsula de porcelana. Adicionar 10 mL de água destilada e agitar com bastão de vidro para homogeneizar. Adicionar 2 gotas de fenolftaleína. Observar. Anotar. Equacionar e classificar as reações ocorridas.

4 – Em um tubo de ensaio contendo cerca de 3 mL de solução de nitrato de prata a 5%, imergir cerca de 1 cm de fio de cobre. Continuar a prática e observar após cinco minutos. Anotar. Equacionar e classificar a reação.

5 – Colocar em um tubo de ensaio 3 mL de solução de sulfato de cobre II 1mol/L. Introduzir um pequeno prego, de forma que a mesma fique totalmente imersa na solução. Observar e anotar o que ocorre. Equacionar e classificar a reação.

6 – Colocar em um tubo de ensaio, cerca de 1 g de carbonato de cálcio. Adicionar 5 mL de ácido clorídrico 1 mol/L. Observar. Anotar. Equacionar e classificar a reação.

7 – Em outro tubo de ensaio coloque 3mL de ácido clorídrico, em seguida adicione uma pequena quantidade de alumínio. Observe

8 – Colocar 1 mL de solução de cloreto de ferro III a 3% em um tubo de ensaio. Juntar 1 mL de solução de tiocianato de amônio a 5%. Agitar. Observar. Equacionar e classificar a reação.

9 – Colocar 3,0 mL de solução de iodeto de potássio em um tubo de ensaio. Adicionar 3,0 mL de ácido sulfúrico diluído. Agitar. Adicionar 3,0 mL de água oxigenada. Agitar. Adicionar 2 gotas de uma solução de amido. Observar. Anotar. Equacionar e classificar a reação.

10 – Dissolver pequena quantidade de hidróxido de sódio em 5,0 mL de água destilada verificar sua temperatura. Anotar.

11 – Dissolver pequena quantidade de acetato de sódio em 5,0 mL de água destilada verificar sua temperatura. Anotar.

QUESTÕES DE VERIFICAÇÃO:

1) Em alguma das etapas anteriores, deixou de ocorrer uma reação química? Explique.

2) Com relação a etapa 2, responda:

a) Qual a fórmula e o nome do composto insolúvel formado.

b) Escreva a equação da reação que se processou e classifique-a.

3) Com relação a etapa 3, responda:

a) Com que substância combinou-se o magnésio.

b) Qual a fórmula e o nome da substância branca que se forma nessa combinação.

c) Após a diluição com água destilada de produto formado e adição da fenolftaleína e que aconteceu? Por quê?

d) Escreva a equação da reação observada e classifique-a.

4) Com relação as etapas 4 e 5, responda:

a) Qual a substância que se formou sobre os metais?

b) Porque a solução que era incolor tornou-se azul e vice-versa?

c) Escreva a equação da reação e classifique-a.

5) Com relação as etapas 6 e 7, responda:

a) Qual o nome e a fórmula do gás formado.

b) Escreva a equação da reação e classifique-a.

6) Com relação a etapa 9, responda:

a) Escrever a equação da reação entre iodeto de potássio, ácido sulfúrico e água oxigenada, indicando os números de oxidação de todos os átomos dos elementos participantes.

b) Qual a substância oxidante e qual o redutor?

c) Porque se adicionar 2 gotas de solução de amido ao produto formado? O que aconteceu?

d) Explique.

7) Com relação as etapas 10 e 11, responda.

a) Houve aumento ou diminuição da temperatura?

b) Qual diluição é um processo endotérmico? Explique.

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