PROPRIEDADES FUNCIONAIS DE ÁCIDOS E BASES

OBJETIVO

  • Constatar experimentalmente as propriedades funcionais dos ácidos e das bases.
  • Utilizar corretamente os indicadores ácido-base mais comuns.

INTRODUÇÃO

Propriedades funcionais dos Ácidos:

1 – Possui sabor azedo (sabor ácido).

2 – A solução de fenolftaleína se mantém incolor, em presença de um ácido.

3 – Descoram uma solução básica corada pela fenolftaleína.

4 – Colorem de vermelho uma solução de metilorange (alaranjado-de-metila).

5 – Tornam amarelo o azul-de-bromotimol.

6 – Tornam vermelho o papel de tornassol azul e também o papel indicador universal.

7 – Não alteram a cor do papel de tornassol vermelho.

8 – Ao reagirem com as bases, segundo a Teoria de Arrhenius, sempre se formam sal e água:

     onde R= radical e M = metal

A reação entre ácido e base é chamada de “reação de neutralização” ou de “reação de salificação”.

9 – Quando os ácidos reagem com carbonatos, (CO3)-2 ou com bicarbonatos, (HCO3)-1 é produzida uma efervescência, que se dá pela produção de gás carbônico (CO2).

Propriedades funcionais das Bases:

1 – A solução de fenolftaleína torna-se rosa, em presença de uma base.

2 – Mantêm alaranjada uma solução de metilorange.

3 – Mantêm azul o azul-de-brornotimol.

4 – Tornam azul o papel de tornassol vermelho e também o papel indicador universal.

5 – Mantêm azul o papel de tornassol azul.

6 – Ao reagirem com os ácidos, segundo a Teoria de Arrhenius, sempre há a formação de sal e água.

Indicadores ácido-base:

São substâncias cujas cores podem sofrer determinadas alterações quando colocadas em meio ácido ou em meio alcalino (básico). Os indicadores ácido-base mais comuns são: fenolftaleína, metilorange, azul-de-bromotimol, papel de tornassol azul, papel de tornassol vermelho e papel indicador universal.

MATEIRAIS E REAGENTES

MATERIAIS:

  • Estante para tubos de ensaio
  • Bastão de vidro
  • Tubos de ensaio
  • Pipeta graduada de 5,0 mL

REAGENTES:

  • Solução de fenolftaleína
  • Solução de metilorange
  • Azul-de-bromotimol
  • Papel de tornassol vermelho
  • Papel de tornassol azul
  • Papel indicador universal
  • Solução a 5% de ácido clorídrico (HCl)
  • Solução a 5% de ácido sulfúrico (H2SO4)
  • Solução a 5% de hidróxido de amônia (NH4OH)
  • Solução a 5% de hidróxido de sódio (NaOH)
  • Bicarbonato de sódio (NaHCO3)

METODOLOGIA

1 – Numere quatro tubos de ensaio (1, 2, 3 e 4).

2 – Encha 1/3 do volume desses tubos com HCl (tubo 1), H2SO4 (tubo 2), NaOH (tubo 3) e NH4OH (tubo 4).

3 – Usando a bastão de vidro, molhe com a solução do tubo 1 (HCI) um pedaço de papel de tornassol azul, um de tornassol vermelho e um de indicador universal. Anote as cores:

 Tornassol azul: __________________________________

 Tornassol vermelho: ______________________________

 Indicador universal: ______________________________

4 – Idem para o tubo 2, com o H2SO4:

Tornassol azul: __________________________________

Tornassol vermelho: ______________________________

Indicador universal: ______________________________

5 – Idem para o tubo 3, com o NaOH:

 Tornassol azul: __________________________________

 Tornassol vermelho: ______________________________

Indicador universal: ______________________________

6 – Idem para o tubo 4 com o NH4OH:

 Tornassol azul: __________________________________

 Tornassol vermelho: _____________________________

Indicador universal: _____________________________

7 – Anote suas conclusões:

 Tornassol. azul + ácidos: ___________________________

Tornassol azul + bases: ______________________________

Tornassol vermelho + ácidos: _____________________________

Tornassol vermelho + bases: ______________________________

Indicador universal + ácidos: _______________________________

Indicador universal + bases: ________________________________

8 – Adicione em cada um deles de 3 a 5 gotas de fenolftaleína. Anote as cores resultantes:

Fenolftaleína + HCI: _____________________________

Fenolftaleína + H2SO4:  __________________________

Fenolftaleína + NaOH: ___________________________

Fenolftaleína + NH4OH: __________________________

9 – Neutralizar o conteúdo dos quatro tubos. Lave-os e repita a operação do passo 2.

10 – Adicione de 3 a 5 gotas de metilorange a cada uma das quatro soluções. Anote as cores:

Metilorange + HCl: ___________________________

Metilorange + H2SO4: _________________________

Metilorange + NaOH: _________________________

Metilorange + NH4OH: ________________________

11 – Neutralize o conteúdo dos quatro tubos. Lave-os e repita a operação do passo 2.

12 – Adicione de 3 a 5 gotas de azul-de-bromotimol a cada uma das quatro operações. Anote as cores:

 Azul-de-bromotimol + HCl: __________________________

Azul-de-bromotimol + H2SO4: ________________________

 Azul-de-bromotimol + NaOH: ________________________

Azul-de-bromotimol + NH4OH: _______________________

13 – Anote suas conclusões:

Fenolfetaleína + ácidos: _____________________________

Fenolfetaleína + bases: ______________________________

Metilorange + ácidos: _______________________________

Metilorange. + bases: _______________________________

Azul-de-bromotimol + ácidos: ________________________

Azul-de-bromotimol + bases: ______________________________

14 – Neutralizar o conteúdo dos quatro tubos.

15 – No tubo 3, ponha mais ou menos 1 mL de NaOH e 3 gotas de fenolftaleína. Agite.

16 – Acrescente nesse tubo a solução de HCl, até que essa mistura se descore. Por que descorou?  Escreva a reação que ocorreu.

17 – No tubo 2, ponha HCl até 1/3 do volume.

18 – Adicione uma pequena porção de bicarbonato de sódio. O que ocorreu? Escreva a reação ocorrida.

19 – Preencha a tabela a seguir, com resultados de seus testes experimentais:

 Indicador Coloração em meio:
Ácido Básico
Tornassol azul    
Tornassol vermelho    
Indicador universal    
Fenolfetaleína    
Metilorange    
Azul-de-bromotimol    

QUESTÕES DE VERIFICAÇÃO:

1 – Suponha que você tenha um líquido incolor e inodoro. Cite seis processos para provar, experimentalmente, que esse líquido é ácido. (Um desses processos não deve utilizar nenhum indicador.)

2 – Descreva cinco processos pelos quais se pode demonstrar, experimentalmente, a natureza alcalina (básica) de uma substância.

3 – Qual a definição de indicador ácido-base?

4 – Quais os indicadores ácido-base que você conhece?

5 – Como se pode conhecer um ácido pela fórmula?

6 – Por que a sacarose (C12H22O11), tendo 22 átomos de hidrogênio por molécula e não apresenta o caráter ácido?

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